O adversário do Brasil na fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026 está definido. A Seleção Brasileira enfrentará o Japão na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.
A definição aconteceu após o empate por 1 a 1 entre Japão e Suécia, resultado que garantiu aos japoneses a segunda colocação do Grupo F. A Suécia também avançou na competição entre os melhores terceiros colocados.
O confronto coloca frente a frente duas seleções que mantêm uma longa relação dentro do futebol. Ao longo das últimas décadas, profissionais brasileiros tiveram papel importante no desenvolvimento da modalidade no Japão, com nomes como Zico, Leonardo e Dunga participando da evolução do futebol japonês.
Jogo equilibrado definiu classificação
A partida entre Japão e Suécia teve poucas oportunidades na etapa inicial, mas ganhou intensidade no segundo tempo.
O Japão abriu o placar aos 10 minutos, após boa troca de passes concluída por Daizen Maeda. A vantagem, porém, durou pouco. Seis minutos depois, Anthony Elanga acertou um chute de fora da área e deixou tudo igual.
Com o empate mantido até o apito final, os japoneses asseguraram a classificação como vice líderes do grupo, enquanto os suecos também avançaram graças à campanha entre os melhores terceiros colocados.
Brasil reencontra seleção que venceu último confronto
O duelo também marca um reencontro recente entre as duas equipes. Em outubro do ano passado, o Japão derrotou o Brasil por 3 a 2 em amistoso disputado em Tóquio, resultado que representou a primeira vitória japonesa sobre a Seleção Brasileira na história.
Na ocasião, o Brasil chegou a abrir vantagem com gols de João Pedro e Gabriel Martinelli, mas sofreu a virada na etapa final, com gols de Minamino, Fabrício Bruno, contra, e Ueda.
Agora, a Seleção comandada por Carlo Ancelotti inicia a fase eliminatória em busca de uma vaga nas oitavas de final e segue na caminhada pelo sexto título mundial.





