A Prefeitura de Piracicaba realizou, nesta segunda-feira (23), uma cerimônia para homenagear escolas da rede municipal que se destacaram nos resultados educacionais de 2025. O reconhecimento foi concedido a unidades que superaram as metas estabelecidas pelo Governo do Estado nos indicadores de desempenho escolar e alfabetização.
O evento aconteceu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, da secretária de Educação, Juliana Vicentin, gestoras escolares e do vereador Pedro Kawai.
Na primeira etapa da solenidade, foram homenageadas 16 escolas que atingiram resultados acima das metas do Índice de Excelência Educacional (IEE), indicador que avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, considerando fatores como evolução da aprendizagem, porte da escola e contexto social dos alunos.
O desempenho das unidades contribuiu para que Piracicaba conquistasse o Prêmio Excelência Educacional, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Além do reconhecimento, cada escola premiada receberá um repasse de R$ 100 por aluno matriculado, em data a ser definida pela Secretaria Estadual da Educação.
“Esse reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido diariamente por professores, equipes gestoras e toda a comunidade escolar. Investir em educação é investir no futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
Avanço na alfabetização
A segunda parte da cerimônia reconheceu 17 escolas pelo desempenho dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, resultado que contribuiu diretamente para o crescimento do Índice Criança Alfabetizada (ICA).
Segundo os dados apresentados, Piracicaba alcançou 67,18% no indicador em 2025, superando os 55,08% registrados no ano anterior. O resultado permitiu que o município atingisse antecipadamente a meta prevista para 2026, fixada em 66,88%.
Na prática, o avanço representa um número maior de crianças alfabetizadas na idade adequada, fortalecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais da educação básica.
“Nossa missão é garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade e possa desenvolver todo o seu potencial. Esses resultados demonstram que estamos avançando de forma consistente”, afirmou a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin.
A formadora de Língua Portuguesa da rede municipal, Raquel Bettio, também destacou a evolução contínua dos índices de alfabetização no município.
Escolas homenageadas
Entre as unidades reconhecidas pelo avanço na alfabetização estão as escolas Aracy de Moraes Terra, Valdemar Correr, Benedito de Andrade, Carlos Sodero, Décio Miglioranza, Euclides Buzetto, Fábio de Souza Maria, Ilda Jenny Stolf Nogueira, João Batista Nogueira, João Otávio de Mello Ferraciú, José Antônio de Oliveira, Manoel Rodrigues Lourenço, Olívia Caprânico, Padre Pedro Baron, Taufic Dumit, Thales Castanho de Andrade e Wilson Guidotti.
O reconhecimento reforça o trabalho realizado pela rede municipal para ampliar os índices de aprendizagem e garantir melhores oportunidades educacionais às crianças de Piracicaba.





