Menu Modal Responsivo - Jornal VIA
🇧🇷

Capitais brasileiras registram as menores temperaturas do ano durante onda de frio

Massa de ar polar derrubou temperaturas em várias regiões do país e provocou marcas negativas no Sul
Por Redação
12 de maio de 2026 - 9:27 AM

A onda de frio que avançou pelo Brasil nos últimos dias provocou recordes de baixas temperaturas em diversas capitais brasileiras. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda feira (11) foi o dia com mais registros de temperaturas negativas no país em 2026.

Somente na Região Sul, 26 cidades registraram temperaturas abaixo de 0°C.

Capitais tiveram recordes de frio
Entre as capitais que bateram recordes de menor temperatura do ano estão:

Curitiba: 2,5°C
São Paulo: 7,2°C
Campo Grande: 7,7°C
Cuiabá: mínima de 14°C e máxima de 25,5°C
Rio Branco: mínima de 14,7°C e máxima de 21,6°C
Goiânia: mínima de 15,4°C e máxima de 23,5°C
Rio de Janeiro: máxima de 22°C
Além das mínimas, algumas cidades também registraram as tardes mais frias do ano no domingo (10).

📲 Participe da nossa comunidade e não perca nenhuma matéria!

Tardes geladas no Sul e Centro Oeste
Curitiba teve máxima de apenas 13,6°C, enquanto Campo Grande registrou 17,6°C. Já Porto Alegre marcou 15°C durante a tarde, menor máxima de 2026 até agora.

A massa de ar polar continua influenciando o clima nesta terça feira (12), mantendo condições para geada forte principalmente em áreas da Região Sul.

Frio deve perder força nos próximos dias
De acordo com a previsão meteorológica, a tendência é que a massa de ar polar comece a enfraquecer a partir de quarta feira (13), permitindo elevação gradual das temperaturas em parte do país.

Ainda assim, regiões do Sul e Sudeste devem continuar registrando amanheceres frios nos próximos dias.

📲 Participe da nossa comunidade e não perca nenhuma matéria!