🇧🇷

Publicidade

Postos de saúde suspendem vacinação após falha em geladeiras em Piracicaba

Problema atingiu unidades do Caxambu e Jardim Planalto, obrigando moradores a procurarem atendimento em outros bairros
Por: Redação
19 de junho de 2026 - 9:56 AM

Moradores de Piracicaba encontraram dificuldades para receber vacinas em duas unidades de saúde da cidade após problemas técnicos nos equipamentos responsáveis pelo armazenamento dos imunizantes. As salas de vacinação do Centro de Saúde do Caxambu e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Planalto tiveram os atendimentos interrompidos devido à quebra das geladeiras utilizadas para conservar as doses.

A situação gerou reclamações de pacientes que procuraram os postos para se imunizar, especialmente durante a reta final da campanha de vacinação contra a gripe.

No Centro de Saúde do Caxambu, avisos informavam que a sala de vacinação estava em manutenção. Apesar de o calendário fixado na unidade indicar a continuidade da campanha contra a influenza até 20 de junho, moradores relataram que não conseguiram receber as doses.

A unidade atende mais de 20 mil pessoas e realiza, em média, cerca de 50 aplicações de vacinas por dia.

📲 Ouça nosso podcast no Spotify

Jardim Planalto também teve vacinação interrompida
A mesma situação foi registrada na UBS Jardim Planalto. Um comunicado fixado na unidade informava a suspensão temporária dos atendimentos na sala de vacinação.

De acordo com informações apuradas no local, aproximadamente 400 doses precisaram ser removidas da unidade devido à impossibilidade de garantir a conservação adequada dos imunizantes.

Pacientes que dependiam de vacinas específicas também foram prejudicados. Uma paciente em tratamento oncológico, que buscava a imunização contra hepatite B, não conseguiu receber a dose na unidade.

Moradores criticaram os transtornos causados pela interrupção do serviço e destacaram a dificuldade enfrentada por quem precisa reorganizar compromissos para buscar atendimento em outros bairros.

📲 Ouça nosso podcast no Spotify

Prefeitura promete solução
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que o problema nos refrigeradores deveria ser solucionado ainda nesta quinta-feira (18). A administração municipal, no entanto, não detalhou a situação do estoque de vacinas nem informou se houve perda de doses armazenadas nas unidades afetadas.

A vacinação é considerada uma das principais estratégias de prevenção contra doenças respiratórias e infecciosas, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

A expectativa é que o atendimento seja normalizado após a manutenção dos equipamentos, garantindo o retorno da imunização para os moradores das regiões atendidas pelas duas unidades.

 

📲 Ouça nosso podcast no Spotify
×