🇧🇷

Publicidade

Piracicaba amplia atendimento em saúde mental com plantão de psiquiatria no Samu

Serviço passa a contar com especialista em escala de 18 horas diárias para agilizar atendimentos e fortalecer o acolhimento de pacientes em sofrimento psíquico
Por: Redação
12 de junho de 2026 - 9:10 AM

A Prefeitura de Piracicaba ampliou a assistência em saúde mental no município com a implantação de um plantão contínuo de psiquiatria no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa, coordenada pela Gerência de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, busca oferecer atendimento mais ágil, humanizado e eficiente aos pacientes em situações de crise psiquiátrica.

Antes da mudança, o atendimento especializado ocorria de forma esporádica. Agora, o serviço conta com médico psiquiatra disponível em escala de 18 horas diárias, atuando diretamente na regulação dos chamados relacionados à saúde mental.

O especialista presta orientações por telefone a pacientes, familiares e profissionais envolvidos nas ocorrências, além de auxiliar presencialmente quando necessário, contribuindo para definir o encaminhamento mais adequado para cada caso.

Mais de 3 mil atendimentos em um ano
Nos últimos 12 meses, o Samu de Piracicaba registrou 3.242 atendimentos relacionados à saúde mental. Desse total, 1.100 ocorreram após a implantação da escala contínua do psiquiatra, demonstrando a relevância da medida diante da crescente demanda por assistência especializada.

📲 Participe da nossa comunidade e não perca nenhuma matéria!

Segundo o psiquiatra Murillo Husni, que atua no serviço, a presença do especialista permite uma avaliação mais precisa das situações atendidas.

“Estamos em contato constante com a rede de apoio psicossocial e essa ação intersetorial permite encaminhamento direcionado e eficiente”, destacou.

Atendimento mais qualificado
De acordo com a gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Luzia Braga, a presença do psiquiatra na regulação proporciona mais segurança às equipes e melhora a qualidade do atendimento oferecido à população.

“Hoje conseguimos oferecer uma resposta mais qualificada e humanizada às ocorrências relacionadas à saúde mental desde o primeiro contato do paciente com o Samu. A presença do psiquiatra na regulação traz mais segurança para as equipes e contribui para que cada paciente seja encaminhado de forma mais adequada dentro da rede de atendimento”, afirmou.

Modelo apresentado em congresso nacional
A experiência de Piracicaba foi apresentada durante o 1º Congresso Internacional do Samu, realizado em Brasília, em setembro do ano passado.

Entre os resultados destacados estão a melhoria na integração com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a redução da superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o fortalecimento do atendimento às crises psiquiátricas.

Outro diferencial do projeto foi a realização de treinamentos voltados aos profissionais do Samu, UPAs e unidades básicas de saúde. As capacitações foram desenvolvidas pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), com foco no manejo humanizado de pacientes em sofrimento psíquico.

A iniciativa despertou interesse de outros municípios. O Samu de Araraquara já agendou uma visita técnica para conhecer o funcionamento do serviço implantado em Piracicaba.

📲 Participe da nossa comunidade e não perca nenhuma matéria!

 

×