Os atletas do taekwondo de Piracicaba tiveram um fim de semana de grandes resultados em importantes competições do calendário esportivo. Representando o município nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, em Hortolândia, e no Campeonato Brasileiro Região Sudeste, em São Bernardo do Campo, a equipe conquistou 24 medalhas e garantiu o vice-campeonato geral na modalidade de luta.
Nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, competição organizada pela Secretaria Estadual de Esportes, os atletas da categoria sub-14 conquistaram três medalhas. Beatriz Carvalho ficou com o ouro, Amanda Maciel conquistou a prata e Luiz Felipe garantiu o bronze. A equipe contou com supervisão técnica de Leidiane Aguilar.
Já no Campeonato Brasileiro Região Sudeste, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), os resultados foram ainda mais expressivos. A delegação piracicabana conquistou 21 medalhas, sendo 12 de ouro, seis de prata e três de bronze.
Entre os campeões brasileiros estão Beatriz Novello, Amanda Maciel, Lara Lautenschalaeger, Luiz Felipe Oliveira, Luiz Henrique Araújo, Erick Riquelmme, Maria Clara Rodrigues, Lívia Vitória Gil, Miguel Henrique Gil, Camilly Bianca Rodrigues, Kaio Ferraz e Thalia Cristine.
As medalhas de prata ficaram com Artur Kikuti, Bárbara Visque, Kauã Alves, Emilly Gabrielly, Eloise Ramos e Laura Blumer. Já os bronzes foram conquistados por Samir Alejandro e Riana de Jesus.
Com o desempenho coletivo, Piracicaba garantiu a segunda colocação na classificação geral da modalidade de luta. A equipe foi comandada pelos treinadores Manuella Bortoleto e Akila Visque.
Talentos da base se destacam
Entre os destaques do fim de semana estão Amanda Maciel e Luiz Felipe, ambos de 13 anos, que conquistaram medalhas tanto nos Jogos Escolares quanto no Campeonato Brasileiro. Outro nome que chamou atenção foi o de Thalia Cristine, também de 13 anos, campeã brasileira em sua categoria e integrante do projeto desenvolvido no Centro Comunitário do bairro Novo Horizonte.
Os atletas fazem parte de projetos de formação esportiva apoiados pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Segundo o gestor do projeto Dojan Nippon/Programa Em Busca de Campeões, Frederico Mitooka, os resultados refletem o trabalho realizado com atletas e treinadores nas categorias de base.
“O desempenho demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos projetos esportivos da cidade e reforça o potencial dos atletas de Piracicaba em competições de alto nível”, destacou.
O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, também comemorou os resultados e ressaltou a importância dos projetos apoiados pelo município para ampliar o acesso ao esporte e revelar novos talentos.





