Os bairros Jardim Oriente, Serra Verde e Água Branca recebem neste sábado, 27 de junho, mais uma edição do Arrastão contra a Dengue, promovido pela Prefeitura de Piracicaba. A ação será realizada das 8h às 14h pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o mutirão, serão recolhidos materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para facilitar o trabalho das equipes, a orientação é que os moradores deixem os objetos na calçada antes do início da coleta.
O ponto de apoio da operação será a Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada na avenida Edne Rontani Bassetti. Desde o início do ano, os arrastões já retiraram 132,2 toneladas de materiais das ruas da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 23 de junho, Piracicaba contabilizava 6.026 notificações e 69 casos confirmados de dengue, sem registro de óbitos. No mesmo período de 2025, haviam sido confirmados 5.609 casos e quatro mortes, enquanto em 2024 o município registrava 26.575 casos confirmados e 16 óbitos.
Segundo o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, a participação da população continua sendo o principal fator para impedir a proliferação do mosquito.
“A ação diária da população dentro de casa é fundamental, pois o mosquito da dengue é predominantemente intradomiciliar. A eliminação dos criadouros depende da colaboração de todos”, destaca.
Como prevenir
A Prefeitura orienta que a população reserve alguns minutos por semana para eliminar possíveis focos de água parada. Entre as principais recomendações estão manter caixas d’água fechadas, limpar calhas, eliminar recipientes que possam acumular água, colocar areia nos pratos de plantas, guardar garrafas com a boca para baixo e evitar o descarte irregular de lixo.
Também é importante permitir a entrada dos agentes de saúde durante as visitas domiciliares e utilizar repelente, principalmente em ambientes fechados. Gestantes e pessoas diagnosticadas com dengue podem retirar o produto gratuitamente nas unidades de saúde.
Vacinação continua disponível
A vacina contra a dengue permanece disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), com exceção da UBS Paulista. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de três meses.
Na UBS Centro, localizada na avenida França, 227, a vacinação também é oferecida em horário estendido, das 17h às 20h, exclusivamente para aplicação do imunizante.





